Contas deletadas no Instagram: o que aconteceu?

Postado por Agência Click Marketing em 19/jul/2017 - Sem Comentários

Na primeira semana de julho tivemos mais de 1.8milhões de contas deletadas do aplicativo Instagram de maneira misteriosa e sem qualquer aviso prévio aos seus usuários.
As contas deletadas eram contas ativas e algumas delas com alto engajamento e muitos seguidores. Usuários ficaram desesperados , em especial os que tiveram suas contas desativadas,  e os demais em alerta total.

Foram apontadas muitas causas e ao certo ficaram todos sem entender o que estava acontecendo. Mas apuramos  o ocorrido e temos algumas novidades e esclarecimentos.

O instagram tem leis e diretrizes bem severas que geralmente punem mesmo quaisquer utilização que fuja das normas. E logo de imediato a ligação natural que foi feita foi essa.
Até por que sabemos que as punições nem sempre são bem aplicadas e o aplicativo vem se mostrado cada vez mais restritivo a certos recursos de ampliação de engajamento.

Uso de #hashtags e automação

O fenômeno conhecido como shadowban, onde o instagram oculta suas fotos quando usadas em hashtags que foram banidas do sistema está apavorando os usuários.

Algumas hashtags são banidas por terem de fato conteúdo impróprio como nudez, pedofilia, racismo e preconceitos em geral, mas algumas como #beautyblogger #women e outras bem gerais também estão caindo no banimento, aparentemente sem grandes explicações.
E por que isso está sendo apontado com causa? Por que o instagram estaria relacionando o uso excessivo e recorrente de certas hashtags como spam e desativando as contas.

Outra explicação seria a automação de engajamento que é bastante usada para agilizar processos. Tanto usuários profissionais quanto amadores usam e isso de fato torna a vida mais prática. Porém temos que concordar que segue fora da linha de diretrizes do aplicativo.

 

Mas afinal por que o instagram está deletando contas?

Segundo declaração do aplicativo tudo não passou de um bug, ou seja uma grande falha do sistema.

Já sabemos que a algum tempo existe um bug que sem explicação desloga o usuário da sua conta, como declarou o próprio Instagram:
“Estamos cientes de que há um bug que afeta os usuários deslogando-os de suas contas.Estamos trabalhando para resolver essa questão o mais rápido possível. Nenhuma conta foi deletada”.

 

As contas profissionais estão sofrendo muito mais esse tipo de bug do que as contas pessoais. E segundo o instagram nenhuma conta está sendo deletada.

Mesmo sendo bug é importante usar as hashtags com cautela e diminuir o uso da automação ou até mesmo suspender, pelo menos até que as coisas estejam normalizadas.
Aproveite esse momento também para ativar a autenticação de dois fatores e mudar a senha para uma mais forte.

E caso você tenha sido atingido por esse bug e sua conta tenha sido desativada, entre em contato imediatamente com o instagram. Eles possuem um bom canal de relacionamento com seus usuários, e vão ajudar a esclarecer. O endereço é http://help.instagram.com/.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!