Nicho: você sabe com quem está falando?

Para trabalhar como influenciador digital, seja criando conteúdo em blog, youtube ou instagram é importante ter uma boa comunicação, certo?

Investir em comunicação visual (edição, layout, qualidade de imagem) e conteúdo é fundamental, mas você como influenciador já parou para pensar e definir o público para o qual está direcionando o seu conteúdo?

Sim, é importante entender para quem você fala. Isso é definir o seu nicho!

Os nichos podem ser definidos de maneira macro ou micro: de uma forma mais abrangente ou mais especifica.

Primeiro passo é definir o assunto macro: Moda? Beleza? Fitness? Tecnologia? Humor?
Estes acima são apenas alguns exemplos de assunto macro que você pode definir e claro que você pode transitar entre assuntos, mas é importante definir quem é o seu carro chefe.

A definição do alvo (ou como gosto de chamar, assunto micro) pode ajudar, vou dar um exemplo:

Marina é blogueira e gosta de falar sobre beleza. E ela como mulher negra que não usa química para transformar a textura do seu cabelo e o usa naturalmente crespo tem bastante propriedade por vivência para compartilhar experiências sobre isso. Então Marina decidiu que o seu foco seriam mulheres negras de cabelos crespos. Por identificação natural e vivência.

Ela definiu seu nicho por pura identificação. Parece limitador? Parece, mas ao definir a quem comunicar pelo que se sabe comunicar as chances de sucesso em meio aquele público cresce bastante.
Por que essa escolha vai resultar num estudo mais profundo sobre os desejos e ansiedades daquele público e vai dar o direcionamento correto do que trazer de conteúdo que realmente interesse.
A definição de nicho é apenas um ponto de partida para entender o público e conquista-lo.

Defina com quem fala e as marcas te usarão como porta voz

As empresas usam as mídias digitais como estratégia de marketing e os influenciadores entram no foco de publicidade orgânica pela credibilidade que transmitem ao seu público.

E a definição de nicho ao mesmo tempo que constrói a autoridade daquele influenciador enquanto comunicador também direciona pras marcas o alvo exato o qual elas pretendem atingir.

Se o seu público é o alvo daquela marca, você que já sabe como se comunicar com ele facilmente pode se tornar um porta voz, já que o interesse é que o nicho seja atingido de forma orgânica.

 

Descobrir com quem se fala ou definir com quem se quer falar é o que pode te dar a trilha do sucesso.  Pense nisso!

Deixe um comentário para Anônimo Cancelar resposta