Desde que o Instagram disponibilizou o recurso de conta comercial ficou a dúvida no ar: entre a conta comercial e a pessoal qual é a melhor? Existe diferença ou tanto faz? Optar por uma das contas vai ajudar ou atrapalhar na evolução do perfil na rede social? Muitas dúvidas.
A escolha deve estar ligada a outros fatores que serão explicados a diante mas antes de mais nada é importante saber que a escolha é reversível.
Por tanto, vale a pena mudar e experimentar para sentir se, segue as necessidades do perfil ou se gera algum impacto real.
Quais as diferenças entre a conta comercial e pessoal?
Os dois tipos de contas se adaptam bem de acordo com a necessidade do perfil, porém a conta pessoal é limitada de recursos.
Na conta pessoal do Instagram: os recursos são básicos de postar fotos, com filtros e ajustes do aplicativo. Recursos de filtros em fotos e vídeos no stories também podem ser usados livremente.
Na conta comercial do Instagram: os recursos visam analisar os acessos e engajamento do perfil, por tanto além de tudo que se tem na conta pessoal o aplicativo disponibiliza também as opções de acesso as estatísticas do perfil (alcance das fotos, detalhes sobre gênero e idade dos seguidores, detalhe sobre perda e ganhos nos números de seguidores, enfim, foram agregadas ferramentas de estatísticas para que haja a possibilidade de acompanhar em tempo real o engajamento do perfil e as reações que as fotos causam. Além de ter em mãos dados que podem ser decisivos para fechar parcerias e ações comerciais de publicidade com o perfil.
Pessoas que já experimentaram a conta comercial relatam que os likes e visibilidade diminuem por que o algoritmo do instagram força para que se faça posts patrocinados. Mas isso não é regra e existem pessoas que sentem até que o crescimento aumenta.
A possibilidade de ter um acompanhamento do impacto que as postagens causam no público é sempre importante. Então se a intenção é investir no instagram como um negócio, seja como influenciador ou loja, a opção de conta comercial é a melhor.
Para ativar a conta comercial do instagram é necessário estar conectado ao facebook e ter fanpage ativa para vincular a conta.