Na produção de conteúdo online ainda existe a confusão de ‘quem é quem’ nessa grande rede de informações, e por mais simples que seja definir muitas pessoas se perdem e ficam sem saber ao certo qual o papel principal que estão exercendo ou querem exercer nas redes.
Identificar o papel que está exercendo depende do veiculo que usa pra comunicar e da abrangência.
É possível ser blogueiro, youtuber, instagrammer, influenciador tudo ao mesmo tempo. Mas não é possível ser blogueiro sem ter um blog, por exemplo.
Influenciador, blogueiro ou youtuber?
As definições são simples e se dão de acordo com o tipo de comunicação.
Influenciador digital: é aquela pessoa que exerce uma influência natural sob seus seguidores e geralmente está presente em todas as redes, especialmente instagram e snapchat. Além de ter sucesso no que faz e no conteúdo que produz (que também pode ser por meio de blog ou canal – ou os dois). A diferença real é que a pessoa acaba se tornando conhecida, não só pelo conteúdo mas por ser quem é, entende? Conteúdo e criador são extremamente ligados na mente de quem consome a informação.
Blogueiro: para ter o titulo de blogueiro, basta ter um blog ativo. Isso parece até simples mas muita gente confunde e se auto intitula blogueiro sem ao menos ter criado um blog na vida. Ter blog é construir material escrito num espaço virtual, como blogger, wordpress, wix. Para ser blogueiro não é necessário estar nas demais redes, mas esse diferencial ajuda muito na divulgação dos posts e idéias. Ser blogueiro está mais ligado a gostar de escrever e produzir artigos sobre o assunto que corresponde ao nicho escolhido. Instablogs não se enquadram nesse quesito.
Youtuber: ser youtuber é ter um canal ativo no youtube com veiculação constante de conteúdo. Tem gente que se identifica melhor com essa plataforma, e essa identificação é que torna o trabalho bem feito. Bem como ser blogueiro não é necessário estar em outras redes.
É muito possível circular entre todas as plataformas e produzir conteúdo de todas as formas. Fica a escolha e critério de cada um. Mas é interessante que fique claro a origem de cada profissional da comunicação online e especialmente que seja valorizado quaisquer que seja a sua raiz de produção. Um influenciador completo, que preza pela boa informação tem conteúdo sendo ofertado pelo menos em um blog ou canal, mas sabe que bom mesmo é fazer um bom trabalho em qualquer coisa que se disponha a fazer.