Baixas curtidas no Instagram? Culpa das hashtags

Postado por Agência Click Marketing em 24/jul/2017 - Sem Comentários

A magia do Instagram sempre foi permitir o engajamento por meio de hashtags. Mas de uns tempos pra cá esse método de agregar fotos com temas em comum tem se tornado um vilão junto aos usuários.
Se você usa o instagram com freqüência, seja como usuário comum ou profissionalmente, com certeza usa pelo menos uma hashtag que seja em suas publicações.
As hashtags foram feitas para serem usadas mesmo por que é uma forma de fazer um compilado de fotos que dizem respeito a um assunto em comum, porém o algoritmo do instagram começou a detectar algumas falhas na interação pelo excesso de uso delas e daí surgiu um problema gigante: fotos sem ocultadas quando vinculadas a hashtags especificas.

O algoritmo começou a vincular algumas hashtags e por conseqüência os usuários delas como spam. Seja por conta de interação exagerada por meio manual ou ainda pelo uso de automação. E isso começou a gerar o banimento de fotos e até a exclusão de perfis.
Alguns usuários caíram no temido shadowban, que é o banimento das suas fotos em toda e qualquer hashtag.



Shadowban o que é e como sair dele
Como dito acima, o shadowban é quando suas fotos não aparecem em nenhuma hashtag e dependem exclusivamente a visualização no feed dos seus seguidores. E como o algoritmo do aplicativo tem diminuído cada vez mais as visualizações orgânicas do conteúdo o resultado são fotos sempre com baixas curtidas, comentários e engajamento no geral.
Inúmeras hashtags foram banidas por terem conteúdo pornográfico ou agressivo e convenhamos é muito justificável porém existem hashtags como #women ou #beautyblogger que não tem explicação alguma para terem sido banidas. Veja a lista completa de hashtags banidas.
E esse sistema de banimento, recentemente começou a abranger hashtags que usuários usam para manter contato direto entre si e também que profissionais da área usam em seus meios de automação (que nunca foram bem vistos pelo aplicativo de qualquer forma).
Existe um site onde você consegue verificar se suas fotos tem sido banidas e para evitar o banimento basta parar de usar a hashtag proibida e apaga-la de todas as fotos que você postou. Feito isso suas fotos começarão a circular novamente nos hashtags e no explorar das pessoas que compartilham dos mesmos assuntos que você.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!